A Lenovo oferecerá atualizações automáticas de firmware para PCs com Linux


A Lenovo passará a oferecer atualizações automáticas de firmware para o seus computadores que executem Linux. A boa notícia foi anunciada por Richard Hughes, desenvolvedor no projeto GNOME, revelando também que a fabricante chinesa se juntou recentemente à iniciativa LVFS (Linux Vendor Firmware Service) na tentativa de facilitar a vida dos usuários Linux que buscam atualizar o firmware de suas máquinas.

De acordo com Richard Hughes, dezenas de milhares de usuários do ambiente gráfico GNOME receberão em breve atualizações automáticas de firmware nas próximas semanas, através do gerenciador gráfico de pacotes GNOME Software ou executando o comando fwupdmgr update no terminal.

Nos próximos meses, centenas de milhares de usuários também receberão atualizações automáticas de firmware para seus computadores Lenovo, pois a equipe de desenvolvedores por trás da iniciativa Linux Vendor Firmware Service moverá vários firmware de modelos de PCs da Lenovo dos canais de teste para os estáveis.


"Levar a Lenovo ao LVFS tem sido um grande trabalho. A iniciativa precisava de alterações na biblioteca de baixo nível fwupdate, fwupd e, até mesmo, no próprio portal de administração do LVFS por vários motivos definidos pelo fornecedor. Temos trabalhado quase que em segredo por um longo tempo e tenho certeza que tem sido frustrante para todos os envolvidos não serem capazes de falar abertamente sobre o grande plano", explica Richard Hughes.

Somente hardware UEFI produzido recentemente será suportado

Como é de se esperar, as atualizações de firmware para dispositivos Lenovo só serão suportadas para computadores UEFI recém-criados, não para máquinas muito antigas de 10 anos atrás ou mais. Além disso, Richard Hughes também afirmou que não tem ideia se outros hardwares da marca Lenovo serão suportados em breve com atualizações automáticas de firmware ou não.

Embora o processo de atualização automática do firmware possa causar algum desconforto aos usuários Linux com laptops da Lenovo, os desenvolvedores garantem que estão fazendo o melhor possível para corrigir qualquer incômodo o mais rápido possível. Por enquanto, os usuários terão várias reinicializações com bipes estranhos durante as atualizações de firmware, mas não devem entrar em pânico.

Atualizações automáticas de firmware para computadores Lenovo que executam uma distribuição Linux funcionam mesmo com o SecureBoot ativado. No entanto, se você ativou manualmente o bloqueio BootOrder, será necessário desativá-lo antes de atualizar o firmware do laptop. A atualização automática de firmware para a Lenovo foi testada com sucesso com o Fedora 28 Workstation e versões recentes do fwupd e fwupdate.


FONTE: Softpedia

Comentários