UBports anuncia a atualização OTA-4 para o Ubuntu Touch com base no Ubuntu 16.04 LTS


Depois de muitos meses de trabalho duro, a UBports finalmente anunciou no último domingo (26) a atualização OTA-4 para o sistema operacional móvel Ubuntu Touch. Este também é o primeiro lançamento baseado no Ubuntu 16.04 LTS (Xenial Xerus), o que significa que o update inclui componentes mais recentes e atualizados do que todos os lançamentos anteriores, que foram baseados na antiga e obsoleta série 15.04 (Vivid Vervet).

Portanto, os usuários do Ubuntu Touch que possuem um dispositivo suportado agora rodarão um sistema operacional muito melhorado que executa algumas das tecnologias mais recentes, como o framework de aplicações Qt 5.9 suportado a longo prazo, que traz melhorias de desempenho e novos recursos.

"Acreditamos que este é o ponto de partida "oficial" do projeto UBports. A partir do momento em que a Canonical abandonou o projeto até hoje, a comunidade tem desempenhado um 'catch up' em desenvolvimento, infraestrutura e construção de comunidades. Esta versão mostra que a comunidade é sólida e capaz", diz a UBports.

O que há de novo no Ubuntu Touch OTA-4

Além de ser baseado no Ubuntu 16.04 LTS, o Ubuntu Touch OTA-4 inclui firmware atualizado para vários dispositivos suportados, novos recursos de economia de energia, um novo assistente de atualização para ajudar os usuários a configurar seus dispositivos para o Ubuntu 16.04, uma nova opção para permitir que os usuários definam manualmente a opacidade do plano da dash, bem como uma nova opção para permitir que os usuários solicitem a versão para desktop de um site.

O Ubuntu Touch OTA-4 também adiciona novos layouts de teclado para búlgaro, turco e suíço-francês, uma nova página inicial de mecanismo de busca e numeração de lançamento consistente em todos os dispositivos para todos os canais do Ubuntu Touch. Para desenvolvedores, foi adicionado o suporte para Qt Quick Controls 2 (QQC2), QtWebEngine, scripts QA (Quality Assurance) e PyOtherSide (ligações QML Python).

Mais de 128 bugs foram corrigidos nesta versão, o que melhora o Wi-Fi e remove os Scopes pré-instalados que não são mais mantidos. Além disso, o Ubuntu Touch OTA-4 implementa um recurso experimental que promete facilitar a instalação de aplicativos de desktop, especificamente pacotes .deb, através do novo recurso "Libertine Container Manager" nas Configurações do Sistema.

Como instalar o Ubuntu Touch OTA-4

O Ubuntu Touch OTA-4 já está disponível para instalação em dispositivos oficialmente suportados, incluindo Fairphone 2, Nexus 4, Nexus 5, OnePlus One, Meizu MX 4, Meizu PRO 5, BQ Aquaris E4.5, BQ Aquaris E5, BQ Aquaris M10 HD e BQ Aquaris M10 FHD. Também pode funcionar no Moto G (2014)D, mas o suporte é mantido apenas por um membro da comunidade do UBports.

Para instalar o Ubuntu Touch OTA-4 em seu dispositivo suportado executando uma versão anterior do OTA, como OTA-3, você terá que baixar o instalador da UBports, escolher o canal "16.04/stable" e desmarcar a opção "Wipe". Infelizmente, os dispositivos OTA-3 não serão atualizados automaticamente para o OTA-4 devido a alguns problemas conhecidos que serão resolvidos em futuras atualizações. Mais instruções detalhadas de instalação você encontra clicando aqui.


FONTE: Softpedia | UBports

Comentários