AMD publica patches atualizados para suportar o FreeSync no Mesa


No início deste mês, a AMD anunciou novos patches para o DRM (Direct Rendering Manager) do kernel Linux para suportar o FreeSync, Adaptive-Sync e HDMI Variable Refresh Rate com os drivers open source na plataforma Linux, algo que atualmente só é possível com o driver AMDGPU-PRO, que possui suporte oficial apenas para versões muito específicas do Ubuntu e de algumas outras distribuições Linux.

Desta vez, dando sequência com a sua iniciativa, a empresa publicou patches atualizados para o lado do espaço do usuário que adicionam o trabalho de infraestrutura do Mesa para fazer a interface com as novas propriedades de DRM e uma opção para permitir que o Adaptive-Sync seja ativado a partir do DRIRC, o arquivo de configuração do Mesa.

Neste estágio inicial, os patches servem apenas para o driver RadeonSI, com a Intel ainda não suportando essa tecnologia em seu hardware e a NVIDIA seguindo sua própria rota (G-SYNC) e não vimos nenhuma tentativa dos desenvolvedores do driver Nouveau de adicionar o suporte para a tecnologia.

Esses patches atualizados também corrigem a detecção de nomes de programas para aplicativos rodando no Wine, algo que é importantes especialmente para os jogos que são executados com o Steam Play (Proton). Há também mais apps na "blacklist" para evitar comportamento inesperado, bem como outras melhorias de código.

Os novos patches já podem ser encontrados na lista de discussão do Mesa, porém, só devem ser implementados quando a adição do suporte para o FreeSync/Adaptive-Sync do DRM estiver chegado no repositório Git principal do kernel Linux.


FONTE: Phoronix

Comentários