Lançado o Ubuntu 18.10 Beta com o GNOME 3.30 e Linux Kernel 4.18


A Canonical lançou hoje, 27 de setembro, a versão beta do próximo sistema operacional Ubuntu 18.10 "Cosmic Cuttlefish" para testes públicos. Este é o primeiro ciclo de desenvolvimento da popular distribuição Linux a abandonar as builds Alpha, optando apenas por um lançamento beta que é o primeiro e único marco de desenvolvimento para o lançamento do Ubuntu.

O novo beta vem com algumas das mais recentes tecnologias da plataforma Linux e software de código aberto. Ele conta com a mais recente série Linux Kernel 4.18, usa o ambiente gráfico GNOME 3.30 e é fornecido com uma pilha de gráficos atualizada, agora com base no Mesa 18.2.1. Também inclui o navegador web Firefox 62.0 e a suíte de escritório LibreOffice 6.1.

Como esperado, os sabores oficiais incluem o software mais recente também. Por exemplo, o Lubuntu 18.10 Beta é fornecido com o ambiente gráfico LXQt 0.13.0 por padrão e o Ubuntu MATE 18.10 Beta conta com o MATE 1.20.2. Por outro lado, a versão beta do Kubuntu 18.10 vem com o KDE Plasma 5.13.5.

Um novo tema e conjunto de ícones

Também está presente o Yaru, um novo tema GTK criado inicialmente pela comunidade com o nome de Communitheme, substituindo o antigo Ambiance. Um tema moderno e bem projetado, o Yaru atualiza o visual do Ubuntu, mas sem diluir a personalidade da distro.


Embora existam algumas peculiaridades aqui e ali, como a coloração inconsistente de barras de informações, as pequenas manchas não diminuem a que é, possivelmente, a maior mudança oferecida no Ubuntu 18.10.

Download do Ubuntu 18.10 Beta

A versão final do Ubuntu 18.10 estará disponível no próximo mês, em 18 de outubro. Este é um lançamento de curta duração que terá apenas nove meses de suporte, ou seja, até julho de 2019. Você pode fazer download agora mesmo através deste link.


FONTE: OMG! Ubuntu!

Comentários