Ubuntu Budgie 18.10 promete ser o melhor lançamento; chega em outubro


Programado para chegar no próximo mês de outubro, o Ubuntu Budgie 18.10 já promete uma série de melhorias importantes, que podem torná-lo o melhor lançamento até agora. Para aqueles que não estão muito familiarizados com esse sabor oficial do Ubuntu, saiba que ele traz, como o seu próprio nome sugere, o ambiente gráfico Budgie, baseado no GNOME com layout e experiência de usuário exclusivos, o que inclui um tema minimalista e moderno, além de um conjunto de aplicativos, applets e outros extras.

A versão atual da distribuição Linux, a 18.04 LTS, foi um lançamento sem grandes novidades, apenas combinando o sólido núcleo do Ubuntu 18.04 LTS com o ambiente gráfico Budgie. Então, na tentativa de melhorar a estréia da próxima versão, baseada no Ubuntu 18.10, a equipe do Ubuntu Budgie dedicou este ciclo de desenvolvimento para melhorar e refinar o sistema operacional nas seguintes áreas principais: implementar os mais recentes patches do Budgie, integrar o GTK+ 3.24 e Mutter 3.30, melhorar o o desempenho dos applets do painel, bem como oferecer novos applets para melhorar a produtividade.


Novos recursos

Uma grande parte do trabalho que entrou na próxima versão do Budgie Desktop 10.5 está incluída no Ubuntu Budgie 18.10, bem antes do tempo. Os desenvolvedores do Ubuntu Budgie dizem ter "pegado o máximo" possível para mostrar todo o potencial do ambiente gráfico. Isso basicamente significa que os usuários instalarem o Ubuntu Budgie 18.10 serão beneficiados com algumas das melhorias e correções mais recentes do upstream.

Entre os destaques, podemos citar o suporte para controlar o volume global e por aplicativo no Raven, novo widget de áudio input no Raven, dimensionamento de texto nas configurações de fonte, as notificações podem ser agrupadas por aplicativo, bem como dispensadas individualmente, e uma nova seção “Raven” nas Configurações do Budgie Desktop com opções para mostrar/ocultar o widgets na barra lateral do Raven e uma caixa de seleção para aumentar o volume para além de 100% .


Aplicativos e outras adições

Após o feedback de seus usuários, a equipe transformou o Mozilla Firefox no navegador padrão, substituindo o Chromium. Além disso, graças a algumas melhorias significativas na economia de energia encontradas no Linux Kernel 4.18, os desenvolvedores do Ubuntu Budgie removeram também o TLP da imagem ISO da distribuição Linux (não entre em pânico: ele ainda está disponível nos repositórios).

Novas instalações do Ubuntu Budgie 18.10 mostram o aplicativo "Ubuntu Budgie Welcome" na barra de ícones/dock por padrão. Aumentar a visibilidade deste utilitário é uma jogada muito inteligente. Mais do que um companheiro para novos usuários, o aplicativo vem repleto de dicas e links úteis que permanecem necessários para além do primeiro login.

Há também novos applets de produtividade, como é o caso do "Weather", que exibe informações atuais de previsão, incluindo temperatura. Também mostra previsões do clima para os próximos dias da semana.


O novo applet "Kangaroo" oferece uma maneira rápida de navegar pelo conteúdo de sua pasta pessoal com um único clique. Basta clicar no ícone do painel e, em seguida, passar o mouse por várias pastas e subdiretórios até encontrar o arquivo que você está procurando.


Gostaria de um menu de aplicativos adicional, um que mostre apenas os aplicativos que você escolheu? O novo applet "App Launcher" permite adicionar exatamente isso. Outros novos applets incluem: "Lixeira", "Arquivos usados recentemente", "Notas pápidas", "Controle avançado do brilho" e "Perfis do Chromium".

Download do Ubuntu Budgie 18.10

O Ubuntu Budgie 18.10 será lançado oficialmente no dia 18 de outubro de 2019. Mas, até lá, você pode conferir de perto todos os recursos mencionados neste artigo, bem como outras novidades. O Ubuntu Budgie 18.10 Beta está disponível para download através deste link.

Como esta é uma versão beta e não uma versão final, ou seja, estável, erros são mais que esperados. Sendo assim, use apenas para fins de testes e não no dia dia como o seu sistema operacional principal, isto é, até o lançamento oficial no próximo mês.


FONTE: OMG! Ubuntu! | Ubuntu Budgie

Comentários