EA está implementando o suporte para a Vulkan na sua engine Halcyon


Halcyon é um engine de pesquisa e desenvolvimento que está sendo construída pelo grupo SEED (Search for Extraordinary Experiences Division), da EA. Embora anteriormente os desenvolvedores tenham anunciado estar fazendo experimentos com o ray-tracing do Microsoft DirectX, eles também começaram a trabalhar em um back-end da API gráfica Vulkan para a engine, que também inclui suporte para a plataforma Linux.

Um dos engenheiros do SEED realizou uma apresentação no encontro Khronos/Vulkan, que aconteceu recentemente na cidade de Munique, Alemanha. Lá, sua palestra foi focada no framework R&D da engine, no qual a sua equipe está trabalhando, e sobre seus experimentos com a Vulkan. Graham Wihlidal, do SEED, também mencionou que, além do Windows, o macOS e o Linux são plataformas que também serão suportadas por essa engine experimental.


Atualmente, os desenvolvedores estão fazendo uso dos recursos da Vulkan 1.1, enquanto que o suporte para o ray-tracing com a API gráfica será implementado em breve. Atualmente, a Vulkan possui uma extensão experimental criada pela NVIDIA (VK_NVX_raytracing) direcionada para uso com as mais recentes placas de vídeo NVIDIA RTX.


Aqueles que querem obter mais informações sobre esta engine gráfica experimental de última geração, podem encontrar o slide de apresentação em PDF, clicando aqui. A EA também tem trabalhado em um playground de IA desenvolvido com o Halcyon chamado "Project PICA PICA", que atualmente ainda só está fazendo uso do DirectX.

Neste ponto, o Halcyon é usado pelo grupo SEED apenas para realizar experimentos e não necessariamente é usado para o desenvolvimento de jogos pela EA, mas esperamos que alguns elementos (como o suporte para Vulkan e Linux) acabem influenciando seus projetos de engine AAA de próxima geração.


FONTE: Phoronix

Comentários