Lançado o Linux Kernel 4.19; confira os principais destaques


Foi lançada nesta segunda-feira (22) o Linux Kernel 4.19, que chega trazendo mais correções e melhorias, o que garante suporte para novos hardwares e periféricos do mercado. Além disso, este novo lançamento do kernel também se trata de uma versão LTS (Long Term Support), podendo receber atualizações de manutenção para corrigir as mais diversas questões pelos próximos 6 anos.

"Embora não tenha sido o maior lançamento do kernel, é o maior que os últimos 3 lançamentos anteriores. Após o RC1, as coisas se acalmaram no lado do código e parece que as coisas vieram bem juntas para fazer um kernel sólido para todos usarem por um tempo. E dado que este vai ser um dos kernels "Long Term" que eu acabo mantendo por alguns anos, isso é uma boa notícia para todos", diz o mantenedor do kernel Greg Kroah-Hartman no anúncio oficial.

Entre os principais destaques do Linux Kernel 4.19, podemos citar o suporte inicial para o processador Qualcomm Adreno 600, mais aprimoramentos para os gráficos Intel Icelake "Gen 11" e suporte ao "stutter mode" das APUs AMD Raven Ridge, bem como suporte ao mecanismo JPEG VCN em GPUs AMD, GFXOFF e suporte ao driver de computação AMDKFD para as mais recentes APUs AMD  Zen+ (GFX9).

Existe também correções para o monitoramento de temperatura do processador AMD Threadripper 2, foi adicionado um driver de modo alternativo para suportar USB Type-C/DisplayPort Type-C, implementadas melhorias de baixo nível para o sistema de arquivos Btrfs, agora há suporte para as placas de som Creative Recon3D e suporte para os acessórios de guitarra e bateria do Nintendo Wii para o Wiimote.

Linus Torvalds está de volta

Em seu anúncio, Greg Kroah-Hartman também falou longamente sobre como o kernel precisa de novos colaboradores e, finalmente, como eles precisam ser mais receptivos aos novatos. Ele também incentivou os desenvolvedores a tirar um dia de folga: "Então, aqui está o meu apelo a todos que estão lá. Vamos tirar um dia ou dois, descansar, relaxar com amigos, compartilhar uma refeição, recarregar as baterias e depois voltar ao trabalho, ajudar a continuar a criar um sistema que o mundo nunca viu antes."

E conclui afirmado: "Linus, estou entregando a árvore do kernel para você. Você pode ter a alegria de lidar com a janela de mesclagem". Assim como prometido, devemos ver Linus Torvalds voltando a liderar o desenvolvimento do kernel Linux.


FONTE: Phoronix [1] [2] | LKML


Comentários