Próximo KDE Plasma 5.15 promete ser mais rápido que a atual versão


Agora que o KDE Plasma 5.14 já está oficialmente disponível, a equipe de desenvolvimento do ambiente gráfico está concentrando seus esforços no próximo grande lançamento, o KDE Plasma 5.15, que contará com várias melhorias de desempenho e adicionará novos recursos para os principais aplicativos e componentes, bem como diversas correções sob o capô.

De acordo com o mais recente relatório do desenvolvedor Nate Graham, o KDE Plasma 5.15 será iniciado um pouco mais rápido, comparado com as versões anteriores. Além disso, o KRunner não exibirá mais os marcadores duplicados do Firefox e os widgets Folder View e Konsole Profiles funcionarão melhor com a navegação pelo teclado.

Além disso, a próxima versão do ambiente gráfico também promete melhor compatibilidade com aplicativos do GNOME, pois os cursores de canto agora são usados ​​corretamente com o tema padrão Breeze, e o widget Update Notifier do Plasma Discover recebeu suporte para exibir um botão "Reiniciar" sempre que uma reinicialização do sistema for recomendada após a aplicação das atualizações.


Por último, mas não menos importante, o KDE Plasma 5.15 irá renovar a caixa de busca do menu de aplicativos Kickoff para se parecer mais com um campo de pesquisa e usará o termo "Desligar" em toda a interface do usuário para várias ações como uma substituição para o termo "Desligamento" usado nas versões anteriores.

KDE Applications 18.12 e KDE Frameworks 5.51 deve trazer muitas melhorias

O desenvolvedor também relata alguns dos aprimoramentos e novas funcionalidades que chegam às suítes de software de código aberto KDE Applications 18.12 e KDE Frameworks 5.51, a última chegando no próximo final de semana, dia 13 de outubro, enquanto a primeira deve ser lançada mais tarde ano em torno de dezembro.

O pacote de aplicativos KDE Applications 18.12 promete anotações de texto no visualizador de documentos Okular, zoom de rolagem do mouse no visualizador de imagens Gwenview e suporte total a emoji no Konsole. Por outro lado, o pacote de software KDE Frameworks 5.51 deve melhorar o sistema de indexação de arquivos Baloo, corrigirá um bug que pode fazer com que a mídia removível seja exibida no painel Device Notifier mesmo depois de ter sido removida e não exibe mais um emblema para unidades de disco montadas.


"Os discos não recebem mais um emblema quando são montados; agora eles só recebem um quando têm algum status incomum - desmontado, criptografado, etc. Isso resulta em maior capacidade de distinguir o ícone usado para o disco, particularmente em tamanhos pequenos", explica Nate Graham em seu relatório semanal.


FONTE: Softpedia

Comentários