Valve atualiza os requisitos do SteamVR para AMD e recomenda o uso de PPAs no Ubuntu


Para aqueles que fazem uso do SteamVR, a Valve atualizou seus requisitos de driver de vídeo para a plataforma Linux. No lado da NVIDIA, você só precisa do driver oficial da empresa a partir da versão 387 ou mais recente que está pronto para o SteamVR      supondo que sua GPU seja poderosa o suficiente para manter o ritmo. Mas no lado da AMD, ainda há requisitos que geralmente não estão presentes nos repositórios oficiais que levam a recomendação, no caso do Ubuntu e seus derivados, de PPAs de terceiros para a melhor experiência.

Para o lado vermelho da força, o SteamVR exige basicamente apenas os drivers RadeonSI/RADV do Mesa 17.3 ou mais recente, bem como o Linux Kernel 4.13 ou mais recente. Naturalmente, quanto mais recente for a pilha gráfica Mesa, melhor será a experiência dos usuários, especialmente por entregar as extensões e recursos mais recentes da Vulkan e, principalmente, um melhor desempenho.

Sendo assim, para a melhor experiência com os drivers open source em GPUs da AMD, bem como para utilizar o acesso direto do VR ao hardware, a Valve caba destacando como requisitos recomendados o X.Org Server 1.20, pelo menos o Linux Kernel 4.15 e o Mesa 18.2. Enquanto esses componentes, incluindo o mais recente Linux Kernel 4.18, já estão presentes no atual Regata OS 19 e no próximo Ubuntu 18.10, os usuários existentes, por exemplo, do Ubuntu 18.04 LTS, ficam fora de alcance.

Então, para obter uma melhor experiência com o SteamVR, a Valve recomenda que os usuários do Ubuntu 18.04 LTS recorram ao PPA estável "Padoka" ou o experimental "SteamVR Experimental Graphics" e o "SteamVR + Padoka", com este último repositório sendo mantido pela própria Valve com os mais recentes pacotes do kernel Linux e X.Org Server.

Pelo menos com o atual Regata OS 19, bem como com o próximo Ubuntu 18.10, Fedora 29 e distribuições Linux rolling release, como o openSUSE Tumbleweed e Arch, a experiência com o SteamVR no Linux em hardware AMD (ao usar o headsets HTC Vive) agora deve estar em boa forma. A experiência com placas de vídeo da NVIDIA também tem sido muito boa.


FONTE: Phoronix

Comentários