RADV: driver Vulkan para GPUs AMD no Linux ganha melhorias para o DXVK


Membro em uma equipe da Valve criada especialmente para trabalhar nos drivers gráficos open source para Linux, Samuel Pitoiset publicou recentemente um conjunto de patches implementando suporte para o recurso shaderStorageImageMultisample no driver RADV. Esses novos patches, que são baseados no trabalho iniciado meses atrás pelo desenvolvedor David Airlie, são muito importantes para o DXVK e para outros casos de uso da Vulkan com GPUs AMD no Linux.

As quase 400 linhas de código permitem que o shaderStorageImageMultisample seja usado com a Vulkan no hardware Polaris GFX8 e mais recente com este driver Vulkan de código aberto criado pela comunidade Linux para as GPUs Radeon.

A adição do suporte para o recurso é muito importante, já que é o único bloqueador que resta no RADV para que o projeto DXVK, que permite rodar o Direct3D 10/11 sobre a Vulkan, possa suportar totalmente o Shader Model 5.0.

O recurso também é necessário para programas como o Beetle PSX (emulador de PlayStation 1) para permitir o suporte a multi-sample anti-aliasing (MSAA). Espera-se que este trabalho multi-sample de imagem de armazenamento de shader para o RADV seja implementado com bastante tempo para o Mesa 19.0.


FONTE: Phoronix
Comentários