Confira alguns dos novos recursos e melhorias do próximo Linux Kernel 5.0


Foi lançado no último domingo (6) por Linus Torvalds a primeira versão RC (Release Candidate) do próximo Linux Kernel 5.0, o que nas últimas duas semanas era conhecido como Linux Kernel 4.21. Esta nova versão do kernel conta com algumas mudanças interessantes e novos recursos. Aqui está nossa visão geral das principais novidades implementadas neste novo lançamento de testes do kernel Linux:

Drivers de DRM (Direct Rendering Manager)

Entre as mudanças implementadas para os driver de DRM, está o tão aguardado suporte para o FreeSync. Este é facilmente o maior recurso do driver AMDGPU que já vimos há algum tempo. O Linux Kernel 5.0 em conjunto com o Mesa 19.0 já é capaz fornecer suporte funcional para conexões FreeSync / VESA Adaptive-Sync sobre DisplayPort! Este foi um dos poucos recursos ausentes do driver de código aberto da AMD para a plataforma Linux.

Além disso, ainda no lado da AMD, o driver AMDKFD agora possui suporte para computação com as GPUs Vega 12 e Polaris 12. Outra boa notícia é que o NVIDIA Xavier agora possui suporte de exibição com o atual código Tegra do DRM e há suporte inicial para gráficos Intel Icelake Gen11.

O suporte inicial para GPUs NVIDIA Turing também foi implementado, mas ainda não existe aceleração de hardware no driver Nouveau. Contudo, acredita-se ser o suficiente para que o usuário possa ligar a máquina e instalar o driver proprietário.

Processadores

Como não poderia ser diferente, o próximo Linux Kernel 5.0 conta com diversas novidades quando o assunto é processadores. Entre os destaques, está o suporte inicial para SoCs NXP i.MX8, bem como para a placa de referência MX8, suporte para o novo SoC RDA Micro RDA8810PL, baseado no ARM Cortex-A5, e foram adicionadas atualizações no código de arquitetura da CPU chinesa C-SKY de 32 bits.

Além disso, há suporte para o Intel VT-d Scalable Mode para Scalable I/O Virtualization, foram adicionados novos drivers Intel Stratix 10 FPGA, o Energy Aware Scheduling (EAS) chegou ao kernel para otimizar o consumo de energia para SoCs multi-core avançados, incluindo o big.LITTLE, e suporte de monitoramento de temperatura para CPUs AMD Zen 2, o que inclui também os processadores AMD da Hygon Dhyana fabricados na China.

Claro, existem muitas outras melhorias e novos recursos implementados no Linux Kernel 5.0 envolvendo processadores.

Sistemas de arquivos

A nova versão RC do Kernel Linux traz suporte para o Fscrypt Adiantum para ajudar com criptografia de dados rápida em hardware de baixo custo sem extensões de CPU nativas para acelerar o processo. Este é o substituto do Google para seu plano anterior de usar o Speck da NSA para criptografia de dados de dispositivo de baixo custo.

Outra novidade é que o sistema de arquivos Btrfs restaura o suporte para arquivos Swap, o que pode retirar a necessidade de se ter partições swap no sistema e foram adicionadas correções para os sistemas de arquivos XFS e EXT4.

Suporte para hardware

No lado do hardware, podemos citar o suporte ao Logitech High Resolution Scrolling para eventos de rolagem mais precisos em vários mouses da Logitech, suporte para o teclado gamer Cougar 700K, implementado o driver Raspberry Pi Touchscreen, melhor proteção Thunderbolt contra dispositivos potencialmente maliciosos, suporte ao AMD Audio Co-Processor 3.x e a adição de outras atualizações de hardware de som.

Além disso, há melhorias para o driver de vídeo Cedrus para SoCs da Allwinner, suporte para placas Chameleon96 Intel FPGA, melhorias no driver Realtek R8169 e suporte para o adaptador Ethernet Aquantia AQtion USB para 2.5/5Gb graças a adição do driver Aquantia AQtion.

Linux Kernel 5.0 chegará a tempo para o Ubuntu 19.04 e Fedora 30

Como é de costume, o Linux Kernel 5.0 pode ter sete lançamentos RC e, dado o tempo do ciclo de desenvolvimento, esta versão do kernel é provavelmente a que veremos nos lançamentos das distribuições Linux Ubuntu 19.04 e Fedora 30.

Para os testadores de plantão, o download pode ser feiro do site kernel.org.


FONTE: Phoronix

Comentários