Conheça o TuxClocker, aplicativo para fazer overclock em GPUs no Linux


O mais novo aplicativo que chega na lista de utilitários de terceiros que permitem fazer facilmente overclock em GPUs no Linux é o TuxClocker, que possui uma uma interface de usuário baseada em Qt5 e atualmente conta com suporte a placas de vídeo NVIDIA, bem como suporte experimental para GPUs AMD.

A ferramenta suporta não só apenas ajuste das frequências de memória e GPU, mas também do limite de potência, velocidade da fan e outros ajustes baseados na GPU e driver em uso. Há também monitores gráficos para mostrar o limite suportado de consumo e temperatura, entre outros recursos.


O TuxClocker oferece funcionalidades semelhantes a de outros softwares de overclocking de GPU open source de terceiros para Linux, embora, como a maioria dos utilitários se concentra apenas em hardware NVIDIA ou AMD, o novo aplicativo está buscando a capacidade de lidar com produtos de ambas as empresas. Atualmente, sua versão estável suporta placas GeForce, mas a build de desenvolvimento tem suporte para os modelos Radeon.

Aqueles que querem aprender mais sobre o TuxClocker podem fazer isso através da página oficial do projeto GitHub. Os desenvolvedores estão buscando feedback de donos de placas de vídeo AMD. Outros aplicativos de overclock que também surgiram recentemente para o Linux incluem WattmanGTK e GreenWithEnvy.


FONTE: Phoronix
Comentários