Gallium Nine com NIR já pode executar vários jogos Direct3D 9


No início do mês, relatamos o fado de que a equipe por traz do Gallium Nine tinha iniciado um esforço para implementar o suporte para o NIR como uma opção alternativa ao padrão TGSI, uma linguagem intermediária para descrever shaders usada tradicionalmente pelos drivers Gallium3D, e de como a iniciativa era importante para o projeto. A boa notícia agora é que a novidade já está funcionando e começando a rodar a maioria dos jogos Direct3D 9.

O suporte do NIR para o Gallium Nine está sendo feito com foco nos drivers Gallium3D mais recentes que se concentram também em suportar o NIR, em vez do antigo TGSI. Em particular, o suporte ao NIR é necessário, por exemplo, para o novo driver Gallium3D "Iris" da Intel, possibilitando que o Gallium Nine possa ser executado sobre o Zink, uma iniciativa que promete executar o OpenGL sobre a Vulkan, permitindo que jogos Direct3D 9 possam ser executados com a API de baixo nível.

A adição do suporte para o NIR há apenas algumas semanas atrás era considerado um "trabalho em progresso" definido, mas agora a novidade já foi trabalhada de tal forma que a tag W.I.P. (work in progress) foi descartada.

O desenvolvedor do Gallium Nine, Timur Kristóf, anunciou: "Eu aprimorei o MR de acordo com o feedback e também adicionei algumas correções adicionais. Também removi a tag WIP. Com essas mudanças, a maioria dos games nine [jogos Direct3D 9] que testamos pode funcionar sem falhas no [driver da AMD] radeonsi com NIR."

Espera-se que este trabalho de adição do suporte para o NIR no Gallium Nine esteja pronto a tempo para o Mesa 19.1. O suporte para NIR no driver RadeonSI também está recebendo melhorias, embora ainda esteja usando por padrão o backend do TGSI, a menos que o NIR seja habilitado por jogo, algo que atualmente só acontece com o título Civilization VI.


FONTE: Phoronix

Comentários