GameMode, da Feral Interactive, está recebendo suporte para ajustar o nível de desempenho da GPU


A ferramenta GameMode, da Feral Interactive, criado especialmente para ajustar dinamicamente a plataforma Linux durante a execução de jogos, além de reverter as mudanças para o comportamento padrão quando não está executando os games, continua recebendo melhorias e novos recursos, o que o torna ainda mais interessante para os jogadores Linux.

O desenvolvedor Marc Di Luzio, que anteriormente trabalhou no GameMode para a Feral Interactive, mas depois se juntou à Unity Tech e que agora trabalha em melhorias para o GameMode em seu tempo livre sob contrato com a Valve, tem liderado várias adições recentes a este daemon que promete aprimorar a execução de jogos no Linux. No mês passado, ele estava trabalhando no suporte a overclocking de GPU, enquanto que o seu mais recente trabalho de adição de recurso é permitir que o suporte ao ajuste de nível de desempenho da GPU seja ativado.

Esse novo recurso agora em análise permite manipular os níveis de desempenho da GPU através do modo PowerMizer com o driver oficial da NVIDIA ou definindo o atributo power_dpm_force_performance_level para o driver AMDGPU com placas de vídeo AMD Radeon.

Isso pode permitir manter as GPUs das respectivas marcas em seu estado/nível de desempenho ideal durante o jogo e retorná-lo ao estado padrão de economia de energia quando não estiver executando jogos no Linux.

Isso pode ter algum pequeno benefício com títulos específicos, mas geralmente os atuais drivers para GPUs NVIDIA e AMD no Linux tendem a fazer um bom trabalho no gerenciamento de energia e responder rapidamente às necessidades de desempenho dos games e outras cargas de trabalho para atingir o modo de alto desempenho.

Mais detalhes sobre a adição deste novo recurso no GameMode, que atualmente está sob revisão, podem ser encontrados através no GitHub.


FONTE: Phoronix

Comentários