LunarG doa seu Vulkan SDK para o consórcio Khronos Group


Na tentativa de unificar ainda mais os esforços para o desenvolvimento da Vulkan, além de facilitar ainda mais a vida dos adeptos da API gráfica de baixo nível, a LunarG, uma empresa de software especializada na criação de drivers de dispositivos para placas de vídeo, decidiu doar o seu seu kit de desenvolvimento de software da Vulkan para o consórcio Khronos Group.

Isso permitirá uma melhor colaboração e um SDK unificado para a API de gráficos/computação Vulkan com menos fragmentação do que o esperado, além de acabar deixando tudo ainda mais claro para aqueles desenvolvedores que ainda não estão familiarizados com a LunarG, que vem desenvolvendo ferramentas e infraestrutura para a Vulkan com patrocínio da Valve.

"A LunarG fortalece sua colaboração com o Khronos abrindo os scripts de criação e empacotamento do SDK para desktop para o Vulkan Working Group. Essa etapa permite que todos os membros do grupo de trabalho colaborem no suporte e na evolução de um Vulkan SDK unificado que possa atender às necessidades do setor, evitando a fragmentação no ecossistema da Vulkan", disse Karen Ghavam, CEO da LunarG, em seu anúncio oficial.

Em seu comunicado, a empresa também afirma que continuará mantendo e desenvolvendo o SDK, porém, serão implementados recursos adicionais dos membros do Vulkan Working Group, que também devem contribuir com o suporte. Além disso, o atual site que hospeda e oferece o download do kit de desenvolvimento também será mantido.

"Como o primeiro passo nessa transição, a aparência do site de download do Vulkan SDK (anteriormente chamado de LunarXchange) agora é consistente com outros recursos online do Khronos, enfatizando o suporte e desenvolvimento unificado do SDK para desktop da LunarG e do Vulkan Working Group", concluiu.


FONTE: Phoronix | LunarG
Comentários