GIMP 2.10.10 chega trazendo uma série de melhorias e novos recursos


Foi lançado recentemente o GIMP 2.10.10, que chega trazendo diversas melhorias e novos recursos para aprimorar ainda mais a experiência dos usuários. Entre os destaques, podemos mencionar que a ferramenta de preenchimento recebeu um novo modo chamado “Detecção de arte por preenchimento”, também conhecido como "Coloração Inteligente".

"Finalmente, a mudança de destaque na ferramenta Preenchimento é um novo algoritmo para pintores, permitindo preencher áreas cercadas por “artes de linha”, enquanto tenta não deixar pixels não preenchidos perto das linhas e fechar as zonas potenciais", explicam os desenvolvedores.


Quem também recebeu um pouco mais de atenção foram as ferramentas de transformação, onde a ferramenta "Escala" agora é dimensionada a partir do centro, mesmo quando se usa uma entrada numérica e a "Unified Transform" usa como padrão a preservação da proporção ao dimensionar para cima ou para baixo.

Além disso, também foi adicionado o botão “Readjust” em várias ferramentas de transformação para reajustar as alças de transformação com base no nível de zoom atual e as direções de transformação para frente e para trás podem ser vinculadas, o que permite mover as alças sem afetar a transformação, permitindo reajustar manualmente a posição delas.

Os desenvolvedores também destacam que o editor de imagens gratuito recebeu diversas correções e otimizações, permitindo salvamento e exportação com mais segurança e os "grupos de camadas agora são renderizados em partes maiores em vez de lado a lado (isso costumava praticamente eliminar o multithreading para grupos), o que melhora a velocidade de renderização". Também há pincéis melhores, como suporte para pincéis paramétricos de 32 bits.

"Uma grande melhoria para os pintores foi fazer com que os pincéis paramétricos finalmente flutuassem 32 bits, seguindo o movimento de alta profundidade de bits para o processamento de cores. A principal vantagem será evitar a posterização em pincéis grandes, especialmente com cores mais escuras. É de notar que os pincéis raster ainda são de 8 bits. Promovendo-os para o float de 32 bits também é um trabalho futuro planejado", diz o anúncio de lançamento do GIMP 2.10.10.

Para mais detalhes sobre todas as novidades implementadas no GIMP 2.10.10, não deixe de conferir o anúncio oficial, clicando aqui. Instruções de instalação podem ser encontradas através deste link.


FONTE: Softpedia

Comentários