Lançado o driver NVIDIA 430.09 trazendo suporte para a GeForce GTX 1650


Com o lançamento de hoje da GeForce GTX 1650, a NVIDIA aproveitou a ocasião para anunciar também mais uma nova versão do seu driver de vídeo, a 430.09, para a plataforma Linux, que também é o primeiro nesta nova série de drivers. Além disso, também há suporte para o Max-Q Design de ambas as GTX 1650 e GTX 1660 Ti.

O novo driver NVIDIA 430 para Linux também adiciona suporte ao decode HEVC YUV 4:4:4 para VDPAU (Video Decode and Presentation API for Unix), bem como várias outras mudanças com foco no VDPAU, o X.Org Server 1.7 agora passa a ser o mínimo requerido, adiciona a extensão OpenGL GL_NV_vdpau_interop2 e atualiza o nvidia-installer para funcionar melhor nas distribuições Linux mais recentes.

A nova extensão OpenGL da NVIDIA GL_NV_vdpau_interop2 foi criada para o compartilhamento de superfícies entre VDPAU e OpenGL. É um pouco surpreendente ver todo o trabalho da empresa com o VDPAU nesta versão, uma vez que ultimamente a companhia veio impulsionado seu próprio SDK de codec de vídeo cross-platform baseado em CUDA para codificação e decodificação de vídeo.

A julgar por esta última atividade com o VDPAU, a empresa estará pelo menos suportando o Video Decode and Presentation API for Unix por mais algum tempo. Para mais detalhes não deixe de conferir o anúncio oficial de lançamento, clicando aqui.


FONTE: Phoronix
Tags :
Comentários