Microsoft anuncia o Windows Subsystem for Linux 2 com melhorias no desempenho


A Microsoft anunciou durante a sua conferência Build 2019 diversas algumas novidades envolvendo a plataforma Linux e uma delas foi a segunda versão do Windows Subsystem for Linux, que chega para trazer um aumento substancial no desempenho do sistema de arquivos e compatibilidade total com as chamadas do sistema.

Em uma postagem no blog detalhando os ajustes feitos no WSL com este novo lançamento, a Microsoft explica que o WSL 2 é baseado principalmente no feedback dos usuários, atendendo as principais solicitações, como mais aplicativos trabalhando dentro da ferramenta.

"O WSL 2 é uma nova versão da arquitetura que alimenta o Windows Subsystem for Linux para executar binários ELF64 do Linux no Windows. Essa nova arquitetura altera a maneira como esses binários do Linux interagem com o Windows e o hardware do seu computador, mas ainda fornece a mesma experiência do usuário que no WSL 1 (a versão atual e amplamente disponível)", explica a Microsoft.

Os usuários poderão executar distros do Linux no WSL 1 ou no WSL 2 e, assim como antes, podem atualizá-los ou baixa-los novamente em qualquer versão. Mas o mais importante é que as distribuições Linux no WSL 1 e WSL 2 poderão ser executadas lado a lado.

Kernel Linux no Windows

A Microsoft também afirma que o WSL 2 vem com grandes melhorias em termos de desempenho, sem falar que para comandos como git clone, npm install e cmake o WSL 2 pode ser ativado a 5 vezes mais rápido que a versão anterior.

O WSL 2 também integra um kernel Linux real no Windows para compatibilidade total com as chamadas do sistema, e a empresa de Redmond diz que lançará atualizações via Windows Update. Mais especificamente, o WSL 2 será lançado com o Linux Kernel 4.19.


“Agora que o WSL 2 inclui seu próprio kernel Linux, ele tem compatibilidade total com as chamadas do sistema. Isso introduz um novo conjunto de aplicativos que você pode executar dentro do WSL. Alguns exemplos interessantes são a versão para Linux do Docker, assim como o FUSE!”, diz a Microsoft.

A WSL 2 ficará disponível para testes até o final de junho para usuários inscritos no programa Windows Insider.


FONTE: Softpedia
Comentários