Projeto Antergos Linux anuncia que está chegando ao fim


Se você é fã do Antergos Linux, temos uma má notícia para você: o projeto, que visava tornar o Arch Linux mais acessível para as massas do desktop Linux, anunciou na última terça-feira (21) que está encerrando suas atividades, com seus principais desenvolvedores não tendo tempo livre suficiente para se dedicar com o trabalho de manter a iniciativa.

Como resultado, o pessoal por traz do projeto decidiu jogar a toalha enquanto Antergos ainda está funcionando no caso de alguém querer intensificar o projeto. Felizmente, os usuários existentes da distribuição Linux podem continuar usando o sistema operacional, que deve receber atualizações dos repositórios oficiais do Arch Linux.

"O que começou como um passatempo de verão há sete anos rapidamente se transformou em uma incrível distribuição Linux com uma comunidade ainda mais incrível em torno dela. Nosso objetivo era tornar o Arch Linux disponível para um público mais amplo de usuários, fornecendo uma experiência simplificada e amigável, incluindo um local seguro para os usuários se comunicarem, aprenderem e ajudarem uns aos outros", diz a equipe do Antergos Linux em um comunicado no blog oficial do projeto.

"Hoje estamos anunciando o fim deste projeto. Como muitos de vocês provavelmente perceberam nos últimos meses, não temos mais tempo livre suficiente para manter adequadamente o Antergos. Chegamos a essa decisão porque acreditamos que continuar negligenciando o projeto seria um enorme desserviço à comunidade. Realizar essa ação agora, enquanto o código do projeto ainda funciona, oferece uma oportunidade para que os desenvolvedores interessados ​​aproveitem o que consideram útil e iniciem seus próprios projetos."

Uma atualização para a distribuição Linux ainda está programada para remover os repositórios oficiais do projeto e outras integrações que não serão mais usadas ou relevantes no futuro.

"O Fórum e o Wiki do Antergos continuarão disponíveis até que fique claro que os usuários migraram para outros projetos. No entanto, não esperamos manter o fórum e o wiki operacionais por mais de três meses", diz o anúncio.

Com encerramento do Antergos Linux, aqueles interessados em um alternativa que ofereça uma distribuição Linux baseada no Arch Linux fácil de usar, podem, por exemplo, conferir os muitos sabores do Manjaro.

Para mais detalhes, não deixe de conferir o comunicado no blog oficial do Antergos Linux, clicando aqui.


FONTE: Phoronix
Comentários