Lançado o DXVK 1.3 com mais otimizações de desempenho e novos recursos


Foi lançado no último sábado (11) o DXVK 1.3, que chega trazendo mais otimizações e novos recursos para esta implementação que permite rodar jogos Direct3D 10/11 sobre a API gráfica Vulkan no Linux. Entre os destaques, está a adição do suporte para a extensão VK_EXT_shader_demote_to_helper_invocation para implementar a instrução "discard" dentro dos shaders, podendo ajudar no desempenho de alguns jogos.

Para usar o novo recurso, segundo Philip Rebohle, líder do projeto, é necessário ter o winevulkan atualizado, assim como o Mesa 19.2 (ainda em desenvolvimento) para GPUs Intel ou o driver NVIDIA 418.52.14 Beta para as placas de vídeo GeForce. Infelizmente, GPUs AMD, ao menos por enquanto, ainda não são suportadas.

"Além disso, a otimização anterior early-discard, que funciona sem essa extensão, foi ativada para o RADV [driver Vulkan para GPUs AMD] com o backend do compilador ACO [o novo compilador de shader da Valve]. Ele [o recurso early-discard] não está ativado com o backend do LLVM padrão devido a erros do próprio LLVM", explica Philip Rebohle.

Outra novidade do DXVK 1.3 é o suporte para o recurso asynchronous presentation (apresentação assíncrona, em tradução livre), que promete reduzir os engasgos no thread principal de renderização. De acordo com o desenvolvedor, isso pode "melhorar o desempenho especialmente em cenários com altas taxas de quadros" e quando o envio de comandos exige muito do hardware. Entre os games beneficiados, está Quake Champions, rodando em GPUs AMD.

Além dos novos recursos que ajudam a otimizar o desempenho, foram implementadas também diversas correções de bugs e melhorias, como é o caso da adição de uma alteração que pode reduzir consideravelmente a carga da CPU em cenários limitados pela GPU, bem como melhoria no registro de erros em condições de falta de memória e compatibilidade aprimorada com o MSVC (Microsoft Visual C++).

Há também correção para os jogos Final Fantasy XIV e Scrap Mechanic. Para mais detalhes técnicos sobre o DXVK 1.3, não deixe de conferir as notas de lançamento.
Tags :
Comentários