Nova ramificação do Proton no GitHub conta com o VKD3D para rodar o Direct3D 12 sobre a Vulkan


Criado especialmente para permitir que os usuários do Wine possam executar jogos e programas que fazem uso do Direct3D 12 sobre a Vulkan, o VKD3D está atualmente sob desenvolvimento pesado e a Valve já parece estar satisfeita com o progresso feito recentemente, com o projeto agora podendo ser construído como parte do Proton (baseado no Wine) através de uma ramificação oficial no GitHub.

O VKD3D é um projeto oficial do Wine, com sua criação sendo necessária para lidar com o Direct3D 12, já que a atual implementação WineD3D, usa por padrão pelo Wine, não é boa o suficiente para rodar softwares desenvolvido com a API gráfica da Microsoft, especialmente por fazer uso do OpenGL que, quando comparado com a Vulkan, é muito mais lento.

No momento, ainda não há nenhum novo lançamento do Proton com o VKD3D para o Steam Play. Contudo, quando isso acontecer, será ótimo, uma vez que o VKD3D poderá estar incluso por padrão no futuro, podendo ser tão estável quanto o DXVK para o Direct3D 10/11, permitindo que os jogos modernos do Windows funcionem bem no Linux, assumindo que eles não tenham problemas devido a sistemas de anti-cheat e outras dores de cabeça. Tempos emocionantes pela frente!


FONTE: Phoronix
Comentários