ACO: compilador de shader da Valve para GPUs AMD é adicionado ao Mesa


No início de julho, a Valve anunciou que estava trabalhando em um novo compilador de shader para GPUs AMD com foco especial para os jogos no Linux. Desde então, o chamado "ACO" (abreviação para AMD COmpiler) recebeu melhorias e correções importantes e agora foi implementado na pilha gráfica Mesa, o que deve permitir que mais pessoas com placas de vídeo Radeon possam experimentar o compilador.

Os objetivos da empresa com o ACO é o de obter a "melhor geração de código possível para shaders de jogos e a velocidade de compilação mais rápida possível", bem como substituir o backend do AMDGPU no LLVM, o compilador atualmente usado pelo projeto Mesa para lidar com shader.

Ainda no final de julho, o novo compilador ganhou suporte para vertex shader, o que permitiu reduzir ainda mais os tempos de compilação de shaders. Atualmente, ele possui suporte para o driver Vulkan RADV e parece funcionar bem com placas de vídeo AMD a partir da família Volcanic Islands até Vega, enquanto o suporte para as GPUs Navi ainda é bastante inicial.


Foi nesta quinta-feira (19) que as mais de 25 mil linhas de código que implementam o ACO foram adicionadas ao Mesa 19.3, que terá sua versão estável oficialmente lançada em dezembro. O backend do ACO para o driver RADV não está ativado por padrão no momento, com o usuário tendo que configurar a variável de ambiente RADV_PERFTEST=aco para executar, por exemplo, um jogo com o compilador.

Ter o compilador implementado oficialmente na pilha gráfica Mesa é uma ótima notícia para incentivar mais testes e feedback, já que agora será mais fácil alcançar um público maior de usuários em diferentes cenários.


FONTE: Phoronix
Tags :
Comentários