Lançado o D9VK 0.21 com mais melhorias no suporte ao Direct3D 9


Foi lançado nesta terça-feira (24) mais uma nova versão do D9VK, a 0.21, que chega trazendo mais melhorias e correções, permitindo que mais jogos desenvolvidos com o Direct3D 9 possam rodar sobre a Vulkan no Linux. Entre os novo recursos, está a adição do suporte para "bloqueio de imagens MSAA com resolução intermediária", que é aparentemente um comportamento inválido para o D3D9, "mas todo mundo suporta isso".

Além disso, os formatos de vídeo YUV2 e YUVY foram implementados para shaders de computação, há algumas melhorias "menores" no desempenho e o compilador de shader DXSO também recebeu um pouco mais de atenção.

Jogos como GTA IV, A Hat in Time, The Witcher, Serious Sam 2 e GRID também tiveram problemas corrigidos e erros que afetam vários títulos também foram solucionados. Mais detalhes sobre o D9VK 0.21 podem ser conferidos nas notas de lançamento, clicando aqui.

Quanto mais funcionalidades do Direct3D 9 o D9VK suportar, mais jogos do Windows poderão ser executados com melhor desempenho no Wine e Proton/Steam Play. O D9VK foi incluído no Steam Play a partir do Proton 4.11-1 lançada no final de julho, embora você ainda precise ativá-lo manualmente adicionando   PROTON_USE_D9VK=1 %command%   como uma opção de inicialização para um jogo no Steam.


FONTE: GamingOnLinux
Tags :
Comentários