Lançado o GNOME 3.34 com melhorias na capacidade de resposta


Foi lançado recentemente o GNOME 3.34, que chega trazendo vários novos recursos e melhorias. O ambiente gráfico esteve em desenvolvimento nos últimos seis meses e é um substituto para a série 3.32.x. A maior mudança está na velocidade, com o desenvolvedores afirmando que foram capazes de “melhorar drasticamente a capacidade de resposta e a consistência da área de trabalho”, mesmo em hardware mais lento ou mais antigo — o que é bem impressionante.

Além disso, também foi adicionado o suporte para pastas personalizadas na tela que reúne todos os aplicativos, permitindo que os usuários criem uma nova pasta apenas arrastando um ícone de um aplicativo em cima de outro, semelhante ao sistema operacional iOS, da Apple. Obviamente, as pastas serão removidas automaticamente quando todos os ícones dos apps forem arrastados para fora da pasta.


O GNOME 3.34 também apresenta uma melhor experiência de navegação na web, onde os processos agora estão em área restrita, juntamente com a capacidade de fixar guias e um recurso aprimorado de bloqueio de anúncios que agora utiliza filtros de conteúdo do WebKit. Além disso, o gerenciador de máquina virtual e remota GNOME Boxes agora oferece um fluxo de trabalho de assistente muito aprimorado e suporte para inicializar VMs a partir de imagens de CD/DVD anexadas.

Outras mudanças incluem suporte para salvar vários estados de jogos no aplicativo GNOME Games, um painel de plano de fundo renovado em Configurações com suporte para visualizações, suporte para atualização automática de fontes no aplicativo Música, os aplicativos Fotos, Tarefas e Vídeos receberam novos ícones, e o GNOME Terminal agora suporta a linguagem da direita para a esquerda e bidirecional.

Também vale mencionar o fato de que o aplicativo Arquivos agora avisa os usuários antes de colar os arquivos em um diretório protegido contra gravação, agora é possível desativar o atalho de atividades, o cliente Polari IRC agora mostra os usuários quando eles estão offline, Pointer Location agora é suportado no Wayland e uma lista Wi-Fi refinada está disponível em Configurações.



O código fonte do GNOME 3.34 já está disponível para download, o que pode ser mais interessante para aqueles que desejam compilar o ambiente gráfico, porém, as distribuições Linux "rolling release", como Arch e Manjaro, irão empacotar toda a pilha e disponibilizá-la.

O GNOME 3.34 será incluído no Ubuntu 19.10, com lançamento previsto para 18 de outubro.


FONTE: Softpedia | OMG! Ubuntu!
Tags :
Comentários