Linux Kernel 5.3 chega com suporte para placas AMD da série Radeon RX 5700


Foi lançado no último domingo (15) o Linux Kernel 5.3, que chega trazendo diversas melhorias e correções, bem como novos recursos, como é o caso do suporte para as placas de vídeo AMD da série Radeon RX 5700 (Navi) no driver de kernel AMDGPU e suporte para teclado e touchpad de alguns MacBooks e MacBook Pros da era de 2015, cortesia das atualizações do driver Apple SPI.

Além disso, também há suporte para o Intel Speed ​​Select para facilitar o ajuste de energia em determinados servidores Xeon, adicionados aprimoramentos para os gráficos Intel Icelake Gen 11, suporte inicial a telas Intel HDR, suporte para processadores Zhaoxin x86 e implementado um driver CPUFreq para o Broadcom SoC no Raspberry Pi.

Também na frente do hardware, foi adicionado alguns novos drivers voltados para o Chrome OS (que também é uma distribuição Linux, afinal) e para o hardwares personalizados dos Chromebooks, como um driver de sensor de ângulo da tampa, e foi implementado o suporte para 16 milhões de novos endereços IPv4.

O Linux Kernel 5.3 também conta com inúmeros outros drivers atualizados e melhorias que vão desde coisas como suporte a novos hardwares e melhorias para sistemas de arquivos, como é o caso do EXT4, que agora conta com maior velocidade para pesquisas que não diferenciam letras maiúsculas de minúsculas.

Agora, a janela de mesclagem do próximo Linux Kernel 5.4 está aberta para que sejam implementados novos recursos e melhorias. As coisas já se parecem bastante empolgantes, com diversas novidades surgindo, que você poderá conferir com o lançamento da versão estável em meados do mês novembro.


FONTE: Softpedia | OMG! Ubuntu! | LKML
Tags :
Comentários