Muitas das melhorias de input do Linux são feitas apenas por um único desenvolvedor


Embora exista um número cada vez maior de pessoas contribuindo com o código dos drivers open source do Linux, com muitas delas estando ligadas a empresas como a Valve e Red Hat, o atual cenário é muito diferente quando se trata do lado de input do Linux, onde apenas um desenvolvedor vem trabalhando nas melhorias nos últimos anos.

Estamos falando de Peter Hutterer, que está em cena há quase uma década depois de começar a contribuir com o X Input 2 e Multi-Pointer X durante seus dias na universidade, além de trabalhar também para a Red Hat Australia nos últimos anos em que continuou trabalhando nas melhorias de input do Linux para o X.Org e Wayland. Mas, durante todo esse tempo, ele foi o único e principal desenvolvedor nessa área.

Alguns dos mais recentes trabalhos que o desenvolvedor liderou incluem configurações de usuário XKB, suporte a input no Dell Canvas Totem, arbitragem por toque, várias melhorias de input do Wacom e a adição de outros recursos na biblioteca genérica libinput, usada pelo X11 e Wayland, com o próprio Peter afirmando que, caso alguma coisa acontecesse com ele, a biblioteca libinput estaria em mau estado.

"De qualquer maneira, para que não se diga que ninguém viu isso, vamos tocar os alarmes agora antes que seja tarde demais. Ding ding!", disse Peter.

Então, quem procura uma área de desenvolvimento do Linux para se envolver e contribuir com código, ou, quem sabe, com feedback, pode começar pelo recurso de input do sistema do pinguim. Mais detalhes podem ser encontrados no blog de Peter Hutterer.


FONTE: Phoronix
Tags :
Comentários