ACO: compilador de shaders da Valve recebe mais aprimoramentos


O compilador de shaders da Valve, chamado ACO (abreviação para AMD COmpiler), criado especialmente para aprimorar a execução de jogos no Linux com GPUs da AMD ao usar o driver Vulkan RADV, tem ganhado cada vez mais espaço entre os jogadores e também amadureceu bastante para o próximo Mesa 20.0, que será lançado ainda no primeiro trimestre.

Além do trabalho que já foi implementado no compilador de shaders desde que fez sua estreia no Mesa 19.3, tornando-se muito mais acessível para um maior número de usuários, ainda há muitas outras otimizações e correções para torná-lo muito mais eficiente e ágil. Acontece que na última terça-feira (14) foram adicionadas instruções que combinam melhorias que podem beneficiar particularmente GPUs Navi/GFX10, mas também as gerações mais antigas.

Com o trabalho combinado, o número de instruções usadas na compilação de shaders para jogos populares caiu cerca de 2,4%. Adicionados separadamente, os patches existem há cerca de dois meses e possuem otimizações que ajudam a reduzir o tamanho do código dos shaders.

O Mesa 20.0 deve estar disponível como release candidate por volta do final de janeiro e, idealmente, chegando na versão estável cerca de um mês depois, isto é, caso tudo ocorra como o planejado e caso não aparaçam bugs críticos que possam atrasar o lançamento.


FONTE: Phoronix
Tags :
Comentários