GIMP 2.10.22 chega com melhorias importantes no suporte para formatos de arquivos



Foi lançada recentemente mais uma nova versão do editor de imagem gratuito GIMP, a 2.10.22, que é descrita como um lançamento focado especialmente nas correções de bugs, mas que também inclui uma série de novos recursos muito empolgantes, como é o caso do suporte para abrir e salvar arquivos de imagem AVIF (AV1 Image File Format).

Para aqueles que não estão muito familiarizados com o AVIF, trata-se de uma especificação de formato de arquivo para armazenar imagens ou sequências de imagens compactadas com AV1 no formato de arquivo HEIF. Ele concorre com HEIC, que usa o mesmo formato de contêiner, baseado em ISOBMFF, mas HEVC para compressão. A versão 1.0.0 da especificação AVIF foi finalizada em fevereiro de 2019. Já em agosto de 2020, o Google Chrome 85 foi lançado com suporte completo a AVIF.

Além disso, a nova versão do editor de imagem open source também conta com melhor suporte para o formato de arquivo .psp, usado pelo Paint Shop Pro. Isso inclui mostrar camadas rasterizadas de arquivos salvos em versões recentes, suporte para inteiros de 16 bits, tons de cinza e imagens indexadas, bem como conversão de modos de mesclagem PSP para modos de camada GIMP.

Também é possível exportar arquivos .tiff de várias camadas, com camadas cortadas para os limites da imagem, as novas exportações .bmp agora incluirão máscaras de cores (quando aplicável), há uma melhor detecção de imagens nos formatos .jpg e .webp e o editor agora possui a capacidade de importar e abrir arquivos .dds mesmo se eles tiverem sinalizadores de cabeçalho (header flags) inválidos.

Mais detalhes sobre o GIMP 2.10.22 você confere no anúncio de lançamento. O download pode ser feito a partir do site oficial do desenvolvedor.


FONTE: OMG! Ubuntu!
Tags :
Comentários