Suporte para a GPU ''Dimgrey Cavefish'' chega ao kernel Linux como parte do RDNA 2



No final de setembro, foram implementados no "pacote" de bibliotecas e drivers open source Mesa patches para suportar a GPU "Dimgrey Cavefish" ao mesmo tempo em que também foi adicionado ao driver RadeonSI Gallium3D o suporte para as futuras APUs AMD Van Gogh, focadas em dispositivos ultraportáteis. Agora, o suporte para a futura GPU, que deve contar com a tecnologia RDNA 2 como os chips Sienna Cichlid e Navy Flounder, foi adicionada ao driver do kernel Linux AMDGPU.

Foram publicados cerca de cinquenta patches, que juntos totalizam quatro mil novas linhas de código para que o driver de DRM (Direct Rendering Manager) AMDGPU possa suportar os crips Dimgrey Cavefish. Grande parte desse novo código é para suportar o DCN 3.02 como uma nova revisão secundária do bloco "Display Core Next".

Com base no tempo em que esses patches chegaram para serem implementados no driver AMDGPU, muito provavelmente o suporte para a nova GPU só estará disponível a partir do Linux Kernel 5.11 que, por sua vez, não será lançado como estável até os primeiros meses de 2021.

Enquanto isso, o suporte para Sienna Cichlid e Navy Flounder poderá estar disponível com o Linux Kernel 5.9, que deverá chegar a sua versão estável neste fim de semana.

Como o suporte para Dimgrey Cavefish chegou muito mais tarde do que os patches para Sienna Cichlid e Navy Flounder, esta é provavelmente uma parte do RDNA 2 que não será divulgada no final deste mês como lançamento de GPUs de próxima geração. Em qualquer caso, fique atento para mais detalhes.


FONTE: Phoronix
Comentários